Detran lança CNH Social 2024 com oportunidade para obter categorias D ou E gratuitamente
Sabia que você pode tirar sua carteira de motorista de graça? A CNH Social 2024, um programa oferecido por diversos governos estaduais em parceria com os Detrans, permite que pessoas de baixa renda obtenham sua habilitação sem custos.
CNH Social 2024: Oportunidade gratuita para categorias D ou E A CNH Social 2024 é uma iniciativa criada para facilitar o acesso de cidadãos de baixa renda à primeira habilitação ou à inclusão de novas categorias, como D ou E. Essa ação ajuda pessoas que não podem arcar com os custos do processo de habilitação a se qualificarem para atuar em diversas áreas, como transporte de passageiros e de mercadorias.
Além de possibilitar a obtenção da CNH nas categorias A e B, o programa também permite que motoristas façam a mudança da categoria B para D, possibilitando a condução de veículos maiores.
Quais estados oferecem a CNH Social 2024? O programa CNH Social 2024 está disponível em vários estados brasileiros, mas cada um define suas próprias regras e critérios de participação. Atualmente, 19 estados e o Distrito Federal oferecem o programa. Confira alguns exemplos:
- Acre: CNH Social
- Alagoas: Primeira Habilitação/CNH Baixa Renda
- Amazonas: CNH Social Manaus
- Ceará: Carteira de Motorista Popular
- Distrito Federal: Habilitação Social
- Espírito Santo: CNH Social
- Goiás: CNH Social
- Maranhão: CNH Jovem
- Pará: CNH Pai D’égua
Quem tem direito à CNH Social 2024? Para participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos, como:
- Ser maior de 18 anos;
- Comprovar renda de até dois salários mínimos;
- Estar desempregado há mais de 12 meses;
- Ser estudante da rede pública com bom rendimento;
- Ser pessoa com deficiência, ex-presidiário, agricultor ou trabalhador do transporte que precise regularizar sua situação perante a Justiça;
- Não ter infrações de trânsito registradas.
Documentos necessários para a inscrição Para se inscrever no programa, é preciso apresentar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Carteira de trabalho do candidato e dos membros da família;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento dos dependentes (ou RG);
- Histórico escolar para estudantes que pretendem participar pelo desempenho acadêmico.
Etapas do processo de inscrição O processo de inscrição para a CNH Social é conduzido pelo Detran de cada estado, sendo 100% online. Os interessados devem preencher um formulário e anexar os documentos exigidos. Cada estado tem autonomia para definir os períodos de inscrição e o número de vagas disponíveis.
As etapas incluem a inscrição, análise dos documentos, divulgação da lista de aprovados e matrícula. É importante ficar atento aos prazos, pois o descumprimento de qualquer etapa resulta na desclassificação do candidato.
Fique de olho no site do Detran do seu estado para saber quando as inscrições estarão abertas!